terça-feira, 7 de setembro de 2010

O Movimento Feminista no Brasil


Berta Lutz e Nísia Floresta

 No Brasil o feminismo teve inicio com Bertha Lutz e Nísia Floresta que em 1922 fundaram a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino que buscava direito ao voto, a escolha de domicílio e de trabalho, independentemente da autorização do marido, o voto feminino foi legalizado no Brasil em 1927.

Com a Revolução de 30 nas eleições para constituinte no ano de 1933 pela primeira vez as brasileiras poderão votar e se candidata a cargos eletivos, uma mulher foi eleita por São Paulo Carlota Pereira de Queiroz a primeira deputada brasileira.
Hoje o movimento feminista no Brasil se divide em várias pequenas movimentos que reenvindicam o combatem a violência doméstica, a discriminação no trabalho, a legalização do aborto e também buscam a importância do conhecimento do gênero e da contribuição das mulheres nos diversos movimentos históricos e culturais do país.

O Movimento das Mulheres Camponesas no Brasil (MMC) , lutam pela igualdade de direitos e pelo fim de qualquer violência, opressão e exploração praticada contra a mulher e a classe trabalhadora, entre suas conquista, estão o reconhecimento da profissão de trabalhadora rural, o salário maternidade,a aposentadoria da mulher da mulher da roça aos 55 anos entre outros.


                                            

                     Principais mulheres que marcaram a história:


♦ Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), importante poetiza portuguesa do século XX. Durante toda sua vida lutou pelos ideais de justiça, liberdade e integridade moral. Entre muitos prêmios foi à primeira mulher portuguesa a receber o prêmio Camões.




♦ Coco Chanel- Grabrielle Bonheur Chanel (1883-1971), importante estilista francesa e uma mulher a frente de seu tempo. As suas criações ainda hoje ditam e influenciam a moda mundial.




♦ Joana D’Arc (1412-1432), Líder militar francesa, foi capturada pelos ingleses acusada de bruxaria e heresia foi queimada viva. Em 1920 foi canonizada.





“Mulheres são como a lua: com suas fases, às vezes ficam escondidas, mas nunca perdem o seu brilho encantador.”









Nenhum comentário:

Postar um comentário